quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Cobertura do XI SEMINANOSOMA

Dia 20 de outubro de 2014



Manhã



Abertura


Na manhã do dia 20 de outubro de 2014 iniciaram-se as atividades do XI SEMINANOSOMA, através da abertura ministrada pelos Profs. Drs. Wilson Engelmann e Paulo Roberto Martins.


Palestra: "Nanotecnologia: significado, valores e ética. Em busca de uma ética em nível molecular"


A primeira palestra iniciada à manhã do dia 20 de outubro foi a palestra do Prof. Dr. José Manoel Cózar-Escalante, da Universidad de La Laguna, na Espanha, a qual foi proferida pelo sistema Skype.

O palestrando iniciou seu discurso declarando-se como um "filósofo aplicado", para que, assim, pudesse haver uma maior compreensão acerca de seu tema e sua posição sobre o mesmo.

Em seu discurso, o palestrante abrengeu temas - como explícito ao título - como os significados e valores da nanotecnologia. Sendo assim, quanto aos significados, o autor esclareceu que o discurso dominante acerca das novas tecnologias tenta nos convencer que existe somente uma interpretação possível quanto ao tema, contudo, é patente que existe uma diversidade de interpretações possíveis. Quanto aos valores, o palestrante esclareceu que não se sabe muito bem quais são os valores aplicados à nanotecnologia, ou seja, não demonstram-se esclarecidos suas qualidades objetivas ou subjetivas.

Encerrada sua palestra, iniciaram-se os debates, onde o público direcionou seus questionamentos e dúvidas ao palestrante e o mesmo buscou esclarecer as duvidas atinentes ao tema apresentado.


Mesa Redonda: "Nanotecnologias e Sociedade: desafios e perspectivas"


Iniciaram-se também nesta manhã os discursos proferidos pelo Dr. Mauricio Berger, investigador e professor assistente do Conselho de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET) e do Instituto de Investigação e Formação em Administração Pública da Universidad de Córdoba (IIFAP UNC) e pelo Dr. Luis Renato Balbão Andrade, membro da FUNDACENTRO/RS.

O primeiro a iniciar suas falas foi o Dr. Mauricio Berger, o qual abrangeu em seu discurso o tema "agrotóxicos". O mesmo falou que o tema claramente abrange o assunto "saúde pública", o qual abrange tanto a saúde do trabalhador como também de toda a sociedade, trazendo, assim, a necessária noção de "governança ambiental".

Utilizando-se de situações visualizadas na Argentina e no Brasil, o palestrando explicitou que por se tratar de um tema atinente à saúde pública, existe uma clara necessidade de interesse e intervenção do poder público nesta questão. Contudo, o que percebe-se é que a maioria das denuncias provém da própria comunidade, a qual preocupa-se com as mudanças ambientais e com a própria saúde.

No entanto, percebe-se que há uma luta de diversos indivíduos e instituições quanto a estes problema, ante a indiferença demonstrada pelo governo e por todo o poder público em sí.

Segundo o mesmo, dentre as diversas posições existente, a que se mostra mais adequada é a de uma governança democrática, e para que haja uma resolução democratica dos problemas ambientais, é necessário haver um aprimoramento da governança global e sua parceria com a sociedade civil, promovendo debates éticos e trazendo garantias ambientais.


Sendo assim, dando sequência às falas, iniciou-se o discurso do Dr. Luis Renato Balbão Andrade, o qual trouxe uma explanação mais ampla e geral acerca do tema "nanotecnologias".

Segundo o pesquisador, devemos ter uma visão mais clara acerca do que está acontecendo em meio ao desenvolvimento da nanotecnologia, para, assim, ter-se uma maior ideia acerca das consequências que esta tecnologia pode oferecer, seja ao trabalhador, à sociedade em sí e à própria família do trabalhador, a qual pode sofrer as consequencias antes mesmo que todo o restante da sociedade, haja vista seu contato direto com aqueles que atuam diretamente com os nanomateriais.

Neste conexto, o pesquisador ainda cita que atualmente já existem produtos no mercado que utilizam-se da nanotecnologia para a sua composição, contudo, a maioria destes produtos não possuem avisos que exponham a existência da nanociência em sua composição, nem mesmo estudos que avaliem os riscos que possam surgir do contato entre estes produtos e a sociedade e o meio ambiente.

Sendo assim, ao final de sua apresentação, o autor citou alguns dos problemas existentes sobre as nanotecnologias, como, por exemplo, a falta de informações, a pouca ou inexistente regulação da nanotecnologia, a não existência de pesquisas e a não divulgação de limites de exposição que devam existir de produtos na sociedade e no meio ambiente. E como solução, o autor apontou a utilização do princípio da precaução em sua forma ativa, a elaboração de legislações específicas, a ativa participação democrática da sociedade em processos decisórios, a incrementação de pesquisas, a rastreabilidade de nanomeateriais e a vigilância médica nanoespecífica, ao passo em que deva-se levar em conta a inclusão dos amplos impactos que esta tecnologia possa trazer à sociedade e ao meio ambiente em sí.

Findo o seu discurso, iniciaram-se os debates.



Tarde



Painel: "As Nanotecnologia e suas Interfaces com as Ciências de Impacto"


Iniciando os diálogos atinentes ao painel, a Dra. Ingrid Hincapie tratou sobre o tema "Os Guias da LICARA para a competitividade sustentável dos nanoprodutos".

Em seu diálogo, a pesquisadora tratou acerca dos passos para o alcance de uma competitividade sustentável. Dentre os variados passos, destacam-se: a análise dos riscos (análise dos vários graus ou níveis de riscos); a pesquisa acerca dos efeitos que os nanomateriais causam à saúde; a análise quanto a exposição, aos impactos e o comportamento dos nanomateriais em sistemas técnicos e o risco ambiental relativo; e a tomada de decisões.

Terminada sua fala, iniciaram-se os debates, onde a pesquisadora respondeu acerca das dúvidas e questões postas pelo público presente.


Dando sequência aos diálosgos, o Dr. Mário Norberto Baibich iniciou suas falas acerca do tema "As Nanotecnologias e suas Interfaces com as Ciências de Impacto".

Em seu diálogo, o pesquisador tratou acerca da ligação entre as nanotecnologias e as ciências de impacto, e a influência que estas tecnologias podem trazer ao avanço e a popularidade dos produtos tencológicos.

Segundo o mesmo, produtos que a algum tempo atrás eram inacessiveis, por sua indisponibilidade e seus preços, atualmente vêm sendo cada vez mais acessíveis, desde a sua invenção, haja vista que com o avanço da ciência produzem-se mais produtos, com maior eficácia e (por seus métodos) disponibilizados com um menor custo.

Desta forma, encerrado seu diálogo, abriu-se um espaço para os debates, onde o pesquisador respondeu perguntas atinentes ao seu tema.



"Nanotecnologias e a Condição Humana"


Por volta das 15:30, iniciaram-se as discussões apresentadas pelo escritor Alexandre Quaresma, pelo Dr. Diego Calazans, pelo Dr. Celso Cândido Azambuja, e pelo Dr. Gilson Lima, os quais compuseram a mesa acerca do tema "Nanotecnologias e a Condiçõ Humana", a qual teve como debatedor o Dr. Reginaldo Pereira.

Como primeiro a apresentar suas falas, o escritor Alexandre Quaresma buscou expor acerca de seus posicionamentos atinentes às nanotecnologias.

Primeiramente, o escritor buscou retratar a importância das nanotecnologias na sociedade atual, como as vantagens tecnológicas e as vantagens econômicas que esta primeira pode trazer, essencialmente por se tratar de uma tecnologia disruptiva.

Por conseguinte, buscou também tratar acerca do diálogo existente entre as nanotecnologias e o corpo humano em sí, esclarecendo que ao momento em que ocorre a ligação entre o corpo humano e a tecnologia, o corpo humano passa a ser tratado como um objeto, o que hoje tecnicamente é perante toda a sociedade em sí.


Encerrado seu discurso, o próximo a obter a palavra foi o Dr. Diego Calazans, o qual tratou acerca do tema "pós-humanidade".

Primeiramente, o pesquisador buscou tratar acerca do que é o pós-humano. Segundo o mesmo, o pós-humano é aquele que supera a animalidade humana, passando a ter características que ultrapassam a essência humana, possuindo técnicas como o auto-combate ao envelhecimento e a própria auto-cura.

Segundo seu discurso, nos deparamos com a atual e futura situação onde a vida humana depende cada vez mais da tecnologia. através da tecnologia, pode ocorrer o prolongamento da vida humana e até mesmo sua facilitação. No entanto, há o fato de que não há uma igualidade na distribuição destas tecnologias, haja vista o fato de estas últimas possuirem como principal fim o rendimento econômico, o que faz com que o mais financeiramente estável tenha mais vantagem do que o menos favorecido, o que, contudo, torna estes indivíduos não mais seres humanos, mas sim pós-humanos, ou seja, seres cada vez mais aproximado à condição das máquinas.


Finalizado seu discurso, iniciaram-se as falas do Dr. Celso Cândido Azambuja, o qual tratou acerca do tema "A Condição Trans-humana", onde o mesmo demonstrou que através da evolução da ciência traz-se a renovação e através desta renovação, criam-se os pós-humanos, os quais são resultados de uma simbiose incessante entre o homem e a tecnologia.


Findo seu discurso, fora passada a palavra ao Dr. Gilson Lima, o qual tratou acerca do tema "Bio-micro-nanotecnologia & a Condição Humana: não somos tão humanos quanto pensávamos que eramos!".

O pesquisador, utilizando-se das ideias de Darwin, explica que na verdade não somos humanos a muito tempo, em realidade, somos parte de uma teia de vida a muito tempo existente, ao passo em que de cada 11 células em nosso corpo, apenas uma é humana, e a cada dia dependemos mais da tecnologia e da simbiose entre o corpo humano e a tecnologia e outros seres para podermos prolongar a nossa vida.


Ao fim de seu diálogo, iniciaram-se os debates.



Mesa Redonda: "Seguridade, Soberania Alimentar e Nanotecnologia: como estamos e para onde vamos"


Logo após aos discursos anteriores, iniciaram-se os dialogos apresentados pelos pesquisadores Dr. Steve Suppan, Dr. Richard D. Dulley e a Dra. Tânia Magno, tento a mesa por debatedora a Dra. Andrea Aldrovandi.

O primeiro a obter a palavra foi o Dr. Steve Suppan, o qual tratou acerca do tema "Conselhos Voluntários do FDA à Indústria: aplicação da nanotecnologia aos alimentos".


Finalizada sua fala, iniciaram-se os debates acerca do tema, os quais foram seguidos pelo dialogo da Dra. Tânia Magro, a qual tratou acerca do tema "Avanços Tecnocientíficos e os Desafios no Campo da Alimentação: a modernidade da fome", e, logo após, seguidos pelo diálogo do Dr. Richard D. Dulley.




Dia 20 de outubro de 2014



Manhã


Mesa Redonda: "Jornalismo Científico"


A mesa redonda "Jornalismo Científico" estava composta dos seguintes membros:
Prof. Dr. Ronaldo Henn (Unisinos/PPG Jornalismo) 
Dra. Maria Eduarda Giering:
(Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - UNISINOS)
Dr. Demétrio de Azeredo Soster (UNISC)
Dra. Naira Maria Balzaretti (Instituto de Física – UFRGS)
Debatedora: Eliana Frantz de Macedo (JUSNANO/UNISINOS)

Iniciando a manhã do dia 20, foi exposto um diálogo do Dr. Ronaldo acerca das relações do jornalismo e do cinema com a ciência. 
 A seguir, palestrou o Prof. Dr.Demétrio De Azeredo Soster (UNISC/PPG Jornalismo), que abordou o "Diálogo entre Jornalismo e Ciência na perspectiva da Teoria do Jornalismo", buscando observar as complexidades inerentes ao conceito de Jornalismo Científico e suas formas inserindo o tema das Nanotecnologias.
 A Profª. Maria Eduarda Giering (Unisinos/PPG Letras) apresentou o tema  "O que vem a ser divulgação científica/popularização da Ciência e de Pesquisas na área sob a perspectiva da Linguistica Aplicada, com uma abordagem as Nanotecnologias e como a mesma tem aparecido na midia para o público não especializado".
 Encerrando os trabalhos , a Profª. Naira Maria Balzaretti (UFRGS/Instituto de Física) explanou sobre  "O Papel do Jornalismo Científico referente à informação x Conhecimento e seu impacto na formação dos Cientistas".
O encerramento dos trabalhos aconteceu, após aos participantes do "XI Seminário Internacional  Nanotecnologias, Sociedade e Meio Ambiente" dialogarem com a platéia, dando por encerrado os trabalhos.


Mesa Redonda: "Nanotecnologia e Regulação do Brasil"

Após findados os debates, iniciaram-se as discussões acerca do tema "Nanotecnologia e Regulação do Brasil", através de mesa composta pelo Dr. Reginaldo Pereira e pelo Dr. Wilson Engelmann, sendo esta mediada pela Me. Xana Campos Valério.

O primeiro a palestrar foi o Dr. Reginaldo Pereira, o qual explanou acerca do tema "Tentativas de Criação de um Marco Regulatório Específico para a Nanotecnologia no Brasil".

Dando sequência ao debate, o próximo a discursar foi o Dr. Wilson Engelmann, o qual explanou acerca do tema "Nanotecnologias e Marcos Regulatórios".

Findadas as explanações, iniciaram-se os debates.



Nenhum comentário:

Postar um comentário